segunda-feira, 18 de junho de 2007

JOGOS EDUCATIVOS PARA CRIANÇAS COM NEE

Brincar é uma actividade característica da infância. É através desta actividade que a criança constrói sua aprendizagem acerca do mundo em que vive, da cultura, do meio em que está inserida. Os jogos são uma pequena parte desta actividade de construção da criança que se transfere para o adolescente.
Deve-se a esta consciencialização a teóricos como Piaget, Vigotsky, entre outros, que contribuíram para um novo processo no trabalho pedagógico, idealizando novas teorias sobre o que deveria ser uma escola e sobre a importância do jogo no ensino/ aprendizagem.
Com base nestes teóricos, é aí que reside a motivação para o desenvolvimento do jogo computacional, que possa ser utilizado por todos os alunos, não só por aqueles com NEE ( Necessidades Educativas Especiais ). Pois é mais que uma ferramenta, que por ser motivadora, é um meio mais interessante ao aluno para conhecer e aprender os conteúdos das disciplinas normais dos diversos ciclos. O jogo computacional pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades dos alunos, da escola e dos seus professores, assim, adequando-se a cada meio e aos poucos tornando-se um novo instrumento de ensino.

Nenhum comentário: